Anhassoi Catenco

Anhassoi Catenco é um artista audiovisual de Coimbra, apaixonado pela criação de vídeo. Após frequentar Artes Visuais no ensino Secundário, o criador viu-se no momento de perceber aquilo que queria prosseguir e finalmente tomar a decisão que mais assusta o jovem no fim da escola. A escolha foi feita e foi assim que o Anhassoi seguiu o caminho de Artes, Design e Multimédia.

Antes de descobrir a sua paixão por vídeo, o artista sabia que gostava de aparecer e falar para a câmara, daí nasceu a ideia e a colaboração com um amigo que ficaria encarregue de toda a parte técnica, e ambos assumiram o canal de televisão da escola. Após um contratempo que terá levado Anhassoi a arcar com a edição do vídeo, este percebeu que afinal a sua paixão era estar por detrás das câmeras e «(…) na “cozinha” a temperar e a cozinhar todos aqueles ingredientes.» – referindo-se a todo o processo criativo da criação de vídeo (captação, edição, roteiro, guião).

Não tardou a filmar com frequência e também a publicar algumas das suas experiências, que culminou numa luz daquilo que queria fazer para o resto da sua vida.

Da persistência, veio a experiência. Anhassoi deixou de ser iniciante e começou a entender a importância da fotografia na dominância do vídeo, tendo começado a dedicar-se inteiramente à fotografia e com a evolução foi conseguindo reproduzir os conhecimentos de fotografia nos seus vídeos. Hoje já se sente confiante e mais preparado tecnicamente para expor as suas ideias, ideais, sonhos, perspetivas e emoções através da Arte Audiovisual.

A sua convicção para o próprio futuro é fazer documentários sobre os diferentes países, culturas e etnias africanas; passar temporadas em regiões distintas para conhecer a sua cultura e transmitir essas diversas perspetivas através de um documento audiovisual.

Real Reel


“Este projeto de vídeo é uma compilação de vários takes, cenas de trabalhos e projetos realizados entre 2018 e 2020. É uma pequena amostra do que eu realmente gosto de fazer.”
Câmera: Panasonic Lumix G7; 
Objetivas: Lumix G Vario 14-42mm, f 3.5; Lumix G 25mm, f 1.7


(A)gosto

“Por muitos anos fotografei e filmei em diversos tipos, géneros e estilos. Mas foi no ano de
2020, no final do mês de Agosto, que percebi o tipo e estilo de fotografia que mais se
enquadrava dentro dos meus padrões de registos. Simplicidade, detalhes, arquitetura,
linhas, espaço visual, limpeza e clareza na imagem.”

Câmera: Canon EOS 5D;
Objetivas: Canon 50mm, f 1.8; Yongnuo 35mmm, f 1.8;
Data: Entre 28 de Agosto e 16 de Dezembro;
Local: Coimbra e Praias do Pedrógão;

Para ver mais trabalhos do Anhassoi Catenco:
Instagram: www.instagram.com/anhassoi/
Behance: www.behance.net/anhassoi

Apresentação por: Filipa Meira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s