Quarentena à série

Por Rita Figueiredo

Não é sobre fumar, é sobre aqueles que fumam

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o trabalho de Ben Sinclair, passa pela escrita, cocriação com Katja Blichfeld e interpretação do papel da personagem mais reservada desta história. High maintenance, cancelada após o final da quarta temporada, já havia existido como websérie antes de chegar à televisão. 

“The Guy” faz-se acompanhar da bicicleta enquanto nos dá a conhecer Nova Iorque, ao seu ritmo, através do trabalho como  “dealer” de erva. É uma série que se distingue, acima de tudo, pela cinematografia e pela forma subtil com que as histórias vão sendo contadas. 

Ao espectador cabe a tarefa de acompanhar as transições do condutor da ação, o “dealer”, e as várias facetas de um dia, sob a perspetiva de cada um dos clientes. Desta forma, existe acesso a um leque vasto de personalidades, das convencionais às mais excêntricas, que vão jogando com a dinâmica da ação.

Sem chocar mas livre de pudores, é uma série de comédia que deve ser vista por permitir assistir, em primeira mão, às muitas casualidades da vida. Neste caso em particular, não existe só o objetivo comum que une todas as personagens, como também as individualidades de cada uma delas, geralmente sob o efeito…

Leslie Knope para presidente!

Terminada há 6 anos, esta série continua a ser uma referência da comédia intemporal americana. Produzida e protagonizada por Amy Poehler, Parks and Recreation distingue-se pela inteligência e pelo humor sofisticado. 

Leslie Knope, vice-diretora de um departamento de parques da cidade fictícia de Pawnee, trabalha com o objetivo de se tornar a primeira presidente dos Estados Unidos. Esta personagem é a que conduz a ação, do início ao fim, e que nos convence da figura feminina e autêntica que luta pelas convicções afincadamente, ainda que na base de uma premissa cómica. Nenhuma outra atriz poderia interpretar este papel da forma extraordinária como a Amy o fez. É um papel inspirador e ela conseguiu transmiti-lo dessa forma, ficando assim na história da televisão. 

É uma série carregada de personagens inesquecíveis pelos assuntos delicados que exploram e pela sua autenticidade. Dessa forma, fazem-se sentir próximas do espectador e desmistificam a história. 

Sem confundir a profundidade de diferentes tipos de humor, esta poderá ser uma boa sugestão para aqueles que já apreciaram The Office

Atriz de cinema tenta novelas

Comédia dramática portuguesa, em formato de minissérie, desenvolvida a partir de uma ideia original de Bruno Nogueira. 

Beatriz Batarda interpreta a personagem que veio agitar a ficção nacional e que dá nome à série. Sara, atriz de cinema e teatro, na incapacidade de continuar nos seus papeis de atriz séria e “intelectual”, vê-se obrigada a fazer aquilo que sempre condenou e entra numa novela. A partir daqui observamos uma mulher perante as adversidades da vida, pessoais e profissionais, e a constante crítica ao meio cultural que também a venceu. Sara é escrava do seu próprio destino e das suas altas exigências. 

Encontramos, no decorrer da ação, um conjunto de personagens que são facilmente identificáveis no meio artístico, com personalidades hilariantes no seu sentido satírico. 

Entre a amiga bloquista, o terapeuta extravagante e o pai doente, a atriz vê-se ainda obrigada a lidar com a personagem de Albano Jerónimo, o seu agente mefistofélico. Desta forma, as cenas protagonizadas por Sara e o seu alter ego disfarçado de agente, são as mais importantes do ponto de vista da mulher como figura na ação e da sua experiência pessoal. 

Para aqueles que já conheciam Odisseia, criada e protagonizada por Bruno Nogueira, esta Sara é mais uma prova de qualidade que merece muito mérito. Fazem falta mais séries destas em Portugal!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s